Edição 2016

Release

O Desafio UFABC de Empreendedorismo Edição 2016 foi lançado oficialmente no dia 15 de março de 2016 com palestra de lançamento, sendo que o link para inscrições já havia sido disponibilizado no dia 01 de março de 2016. A divulgação do evento ocorrera por meio das redes sociais, portal de notícias da Agência de Inovação e ofícios para instituições de ensino da região do Grande ABC. Ao todo foram recebidas mais de cem inscrições de projetos.

Atividades desenvolvidas

Aos quinze dias do mês de abril de 2016, fora realizado evento de lançamento do Desafio, com cerca de quarenta participantes, serviu para responder eventuais dúvidas, propalar o regulamento e cronograma do Desafio, do reconhecimento por meio de premiação aos melhores trabalhos, e apresentar o material de apoio. Diante do exposto nesta primeira palestra, ficou-se definido que o início do envio do CANVAS, Elevator’s Pitch e documentos que a equipe julgara necessário seria a partir do dia 30 de março, sendo que em 19 de abril houvera palestras de apoio para a elaboração do CANVAS e Elevator’s Pitch. Foram aplicadas duas mentorias nos dias 26 de abril e 10 de maio, sendo que o prazo final para envio dos projetos se daria no dia 29 de maio. No dia 14 de junho fora divulgado resultado preliminar sendo realizada reunião com finalistas no dia 21 de junho. A apresentação dos trabalhos ao público e comissão julgadora, assim como a premiação acontecera no dia 29 de junho de 2016.

Final

A partir desses projetos, 15 finalistas foram escolhidos para a etapa final do Desafio UFABC de Empreendedorismo, o qual foram escolhidos os projetos finalistas segundo a banca examinadora formada por representantes da Agência USP de Inovação, CIETEC, SEBRAE, Inova Paula Souza, FEI, Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, InovaUFABC e Prefeitura de Mauá, que escolheram os seguintes vencedores:

1º Lugar – Projeto: Próteses Mioelétricas Acessíveis para Amputados de Membro Superior – A Linked visa empoderar amputados através de próteses mioelétricas de baixo custo. A nossa tecnologia reconhece os sinais elétricos do musculo residual e é capaz de diferenciar 5 movimentos para a prótese impressa em 3D executar.

Com alto impacto social e tecnológico, a Linked já foi acelerada pela Farm e participou de competições como a 1776 challenge cup, Demoday Futurecom e exposições em festivais de tecnologia, como a Campus Party.

A Linked já possui grandes parcerias como a Conforpés, maior loja importadora de próteses do Brasil, e está em processo de convênio com a UFABC – Linked;

2º Lugar – Projeto: Anel de mamadeira adaptador para caixinha tipo tetra pak e garrafas tipo pet – O Mimo’s Baby Adapt® é um anel adaptador atribuído diretamente para alimentos líquidos prontos em garrafas pet, como garrafas de água, suco e bebidas lácteas e também para alimentos prontos em caixinhas tipo Tetra Pak. – Mimo’s Baby;

3º Lugar – Projeto: Startup criada por alunos do Ciencias Sem Fronteiras em New Mexico – Estados Unidos, a Timer Glove é uma luva inteligente desenvolvida para revolucionar treinos de musculação. Com a crescente demanda por tecnologias de vestir (wearable technologies) e o aumento do interesse da população pela prática de exercícios físicos, a Timer Glove vem com uma proposta inovadora para atender esse mercado. A luva monitora o tempo de descanso entre series de exercícios, repetições, o peso utilizado e o exercício que foi realizado. Todas essas informações estarão disponíveis em um aplicativo conectado com a luva, possibilitando que o usuário mantenha um registro de sua perfomance, permitindo que acompanhe seu desenvolvimento e trace metas para o futuro. O aplicativo também terá uma rede social para permitir interação entre seus usuários e comparações de resultados. – Timer Glove.