Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre a InovaUFABC

A Agência de Inovação é um órgão da UFABC cuja principal finalidade é gerir a política institucional de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e de empreendedorismo. Para tanto, promovemos:

  • Apoio às ações relacionadas à proteção intelectual do conhecimento e das soluções tecnológicas desenvolvidas pela UFABC.
  • Estímulo tecnológico para intensificação das atividades de P&D, empreendedorismo e inovação, por meio de eventos, palestras, formação continuada.
  • Interação da UFABC com os atores tecnológicos externos, especialmente com o setor produtivo.

A InovaUFABC atua no gerenciamento de projetos no âmbito de sua coordenação e na estruturação de ações desenvolvidas pelas seguintes divisões técnicas:

  • Divisão de Empreendedorismo Tecnológico.
  • Divisão Inteligência Estratégica.
  • Divisão de Propriedade Intelectual.
  • Divisão de Transferência de Tecnologia.
  • Divisão de Incubadoras e Parques Tecnológicos.
  • Divisão de Extensão Tecnológica e Formação Continuada.

Histórico

A InovaUFABC foi criada através da Resolução ConsUni nº 46 de 15 de julho de 2010 e era inicialmente chamada de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), tendo sua reestruturação e alteração do nome contempladas pela Resolução ConsUni nº 97 de 1º de novembro de 2012 e pela Resolução ConsUni nº 167 de 03 de agosto de 2016, bem como o seu atual Regimento Interno, que atende às exigências previstas na Lei de Inovação (Lei nº. 10.973, de 02 de dezembro de 2004) e seu Decreto regulamentador (Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005), aprovados pela Resolução ConsUni nº 116, de 18 de julho de 2013. A Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UFABC foi aprovada pela Resolução ConsUni nº 131, de 16 de dezembro de 2013. 

Desde sua criação, a Agência de Inovação atua diretamente com as atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na Universidade, expandindo com o passar dos anos o alcance de seus movimentos na UFABC e sociedade. 

Missão: Busca de desenvolvimento econômico sustentado através da evolução tecnológica e estímulo à postura empreendedora contribuindo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Visão: Liderar as atividades de pesquisa aplicada para o avanço tecnológico do parque produtivo da região do Grande ABC, com projeção nacional e internacional. 

Valores:  comprometimento; respeito; honestidade; cooperação; excelência.

Anexo I - Regimento da Agência de Inovação Revisto de 2019

Registrado em: InovaUFABC
Fim do conteúdo da página