FAQ
1 – Como faço para participar da Incubadora da UFABC ?
Periodicamente a InovaUFABC abrirá edital buscando empreendedores. Basicamente o que você precisará para concorrer a uma vaga é colocar seu modelo de negócio em um Canvas e enviar para a InovaUFABC.
2 – Quais as modalidades de incubação e a quem se aplicam?
Temos uma pré-incubação virtual, destinada àqueles que ainda estão estruturando o modelo de negócio. Nesse modelo de incubação as empresas incubadas não estarão fisicamente hospedadas no espaço da incubadora. Esse programa é voltado a capacitar os empreendedores nas ferramentas de gestão e do empreendedorismo.
Temos também uma incubação física em ambiente de coworking, destinada àqueles que já possuem um Mínimo Produto Viável (MVP) validado ou em fase de validação. Esse programa é voltado aos empreendedores que já possuem bons conhecimentos nas ferramentas de gestão e cujos projetos já estejam minimamente estruturados.
3– Há algum custo para ser incubado pela ITUFABC?
Para o programa de pré-incubação virtual, não haverá custo para os incubados. Já no programa de incubação física em coworking haverá contrapartida financeira pela cessão do espaço, em obediência à Lei 13.243/16. Os valores cobrados estarão discriminados no respectivo Edital de Chamada Pública.
4 – Por quanto tempo será a incubação das empresas?
O programa de pré-incubação virtual tem duração máxima de 4 meses. Já o programa de incubação em ambiente de coworking tem duração mínima de 6 meses podendo ser prorrogado por até 18 meses.
5 – Eu sou MEI (Microempreendedor Individual) e gostaria de saber se posso ser apoiado pela Incubadora da UFABC?
Pode sim! Mesmo o empreendedor que não tenha empresa formalmente constituída pode participar de nosso programa de pré-incubação virtual. Sabemos que empresas neste estágio de desenvolvimento muitas vezes ainda não estão formalizadas
6 – Sou autônomo e não tenho firma aberta nem CNPJ. Posso participar?
Pode sim! Mesmo o empreendedor que não tenha empresa formalmente constituída pode participar de nosso programa de pré-incubação virtual. Sabemos que empresas neste estágio de desenvolvimento muitas vezes ainda não estão formalizadas
7– Onde o como será feito o atendimento aos incubados?
Na InovaUFABC, no 3º andar do Bloco L, no campus Santo André da UFABC.
8 – Minha empresa está situada em outra cidade e gostaria de saber se posso ser apoiado/atendido pela ITufabc?
Não, pois além das mentorias oferecidas virtualmente, haverá oferta de capacitações e oficinas presenciais nas dependências da UFABC.
9 – Quero ser um Mentor. Existem pré-requisitos? Como devo me candidatar?
É necessário ter experiência em Empreendedorismo ou em áreas como Marketing, Finanças, Operações, Planejamento e afins. É necessário também ter disponibilidade de tempo para as mentorias, no mínimo 1 hora por semana por empresa mentorada.
10 – Existe remuneração para os Mentores?
Não, o trabalho de mentoria é pro bono.
11 – Quais são os pré-requisitos para uma empresa ser incubada na ITufabc ?
O empreendedor deve ter seu Canvas do Modelo de Negócio aprovado pelo Comitê de Incubação Tecnológica da ITufabc e dependendo do desenvolvimento do projeto, o Comitê irá direcionar os projetos para a pré-incubação ou incubação física em ambiente de coworking.
12 – Qual é a estrutura oferecida para as empresas incubadas?
Para a pré-incubação virtual serão oferecidos treinamentos de capacitação, mentorias, além de encontros com a equipe da incubadora para tratar de temas específicos, monitorar desempenho e definir próximos passos.
Na incubação física em ambiente de coworking também oferecemos espaço físico para atividades administrativas, com computadores, telefone, segurança, acesso a rede da Universidade, sala de reunião, etc.
13 – Que tipo de apoio financeiro, material e logístico é oferecido aos incubados?
O programa visa capacitar o empreendedor de modo a auxiliá-lo a estruturar seu produto e modelo de negócios. Não oferecemos apoio do ponto de vista financeiro, material ou logístico.
14 – Existe alguma restrição de atividade comercial para ser incubado na ITufabc?
Não há restrição de atividades, porém a ITufabc é uma Incubadora de base tecnológica; uma iniciativa da UFABC para fomentar a inovação tecnológica na região do Grande ABC e, portanto, irá dar prioridade a projetos que sejam fruto de pesquisa em inovação tecnológica.
15 – Os incubados podem utilizar da estrutura da UFABC para desenvolver as suas atividades na UFABC, utilizando salas, auditórios e laboratórios de pesquisa? Existe algum custo para usar essa estrutura?
Nós da InovaUFABC incentivamos fortemente que empreendedores desenvolvam produtos junto a Professores da UFABC, inclusive em seus laboratórios. A sua pesquisa, no entanto, precisa estar alinhada aos interesses de pesquisa do Professor/pesquisador.
16 – Quem são os Mentores credenciados pela ITufabc?
Os mentores credenciados pela ITufabc são empreendedores, executivos, professores e profissionais do mercado que possuem interesse no tema do empreendedorismo e possuem a experiência necessária para ajudar empresas em estágio nascente a desenvolverem seus modelos de negócio. Suas formações são as mais variadas possíveis, de modo que possamos sempre oferecer a mentoria adequada para aquele empreendedor.
17 – Qual é a disponibilidade de tempo dos Mentores para os incubados?
Estamos prevendo que a disponibilidade de tempo mínima seja de 1 hora a cada 2 semanas.
18 – Quais são as vantagens de ser uma empresa aprovada para incubação na ITufabc? O que suporte e benefícios se for aprovado no processo de seleção?
Nosso programa de pré-incubação virtual é voltado ao empreendedor que não possui nenhuma experiência anterior, seja empreendendo, seja com as matérias de Administração de Empresas e Planejamento necessários para construir um modelo de negócio.
Ao final do programa de pré-incubação a empresa graduada deverá possuir Canvas da Proposta de Valor, Estratégia de go-to-market e Mínimo Produto Viável definido e pronto para ser validado.
Já em nosso programa de incubação física em coworking esperamos que os empreendedores possuam alguma experiência prévia e algum conhecimento das ferramentas de gestão e do empreendedorismo. Ao final do programa a empresa graduada deverá possuir: Canvas da Proposta de Valor, Estratégia de go-to-market, Mínimo Produto Viável validado, Plano de Negócios, Plano Financeiro e Elevator Pitch.
Redes Sociais