Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a Incubadora
Início do conteúdo da página

Sobre a Incubadora

Resolução de criação da ITUFABC

O que faz a Incubadora de base Tecnológica da UFABC?

A habilidade de empreender estimula a capacidade de perceber oportunidades, de correr riscos e de inovar. Associado a isso, o conhecimento científico e tecnológico pode se caracterizar como o principal insumo de produção de determinadas empresas, ao interagir com universidades.

A ITUFABC foi criada com a perspectiva de se tornar referência de habitat no desenvolvimento de negócios tecnológicos para o mercado.

As empresas nascentes (ou startups) de base tecnológica têm chamado atenção por se caracterizarem como empresas que experimentam atuação no mercado e por terem na base de sua base de atuação o desenvolvimento de tecnológico e inovativo. Acreditamos que o papel das universidades é também oferecer oportunidades, criar canais, estruturas e formar conhecimento crítico (conceitual e instrumental) na geração e consolidação da área de empreendedorismo. Esse esforço certamente caminha em direção ao cumprimento de uma missão institucional que inclui o apoio ao avanço econômico e social da região onde ela se situa. Com o compromisso de estimular a geração de inovações e contribuir para o desenvolvimento empresarial, tecnológico e econômico da região do Grande ABC, a Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC cria a Incubadora Tecnológica da UFABC – ITUFABC.

Trata-se de uma iniciativa singular na região, ao oferecer um ambiente de incubação de empresas de conteúdo tecnológico pela UFABC, em suas várias modalidades, que tenham em sua base de atuação a criação de novos produtos, serviços e processos ligados à P&D e ideias inovadoras, oferecendo suporte e acompanhamento aos empreendedores de novos negócios desenvolvidos pela comunidade UFABC e pela sociedade em geral.

Benefícios

Entre os objetivos e benefícios oferecidos pela ITUFABC podemos destacar:

  • Estimular empresas startups nas primeiras fases de sua vida;
  • Desenvolver o espírito empreendedor na UFABC e na sociedade em geral;
  • Possibilitar ao empreendedor a utilização dos serviços da Incubadora;
  • Capacitar os empreendedores na geração de inovações tecnológicas e gerenciais;
  • Estimular a integração entre os empreendedores, seja entre si, seja entre os parceiros que apoiem a Incubadora, buscando o desenvolvimento e intercâmbio de tecnologia;
  • Apoiar e capacitar os empreendimentos por meio da oferta de mentorias com empreendedores, consultores, professores e pesquisadores;
  • Difundir na sociedade a cultura do empreendedorismo.

Como funciona?

A ITUFABC funciona nas modalidades:

i) pré-incubação não residente;

ii) incubação residente em ambiente de coworking.

Ao longo do processo de pré-incubação, os incubados serão capacitados e orientados a desenvolver algumas entregas programadas mensais, como:

  • Canvas do modelo de negócio;
  • Estudo de mercado e elaboração de Estratégia de Go to Market;
  • Construção do Mínimo Produto Viável;
  • Validação das Premissas do Negócio.

Já no processo de incubação física em ambiente de coworking, além do aprimoramento e revisão das entregas acima, os incubados irão desenvolver:

  • Validação do Mínimo Produto Viável;
  • Plano Operacional;
  • Marketing Mix;
  • Projeção dos Fluxos de Caixa (Valuation);
  • Consolidação do Plano de Negócios e Elaboração de Elevator Pitch.

Durante o período de incubação, serão realizadas sessões de mentoria voltadas a cada tarefa entregável. Os mentores serão os responsáveis por guiar os empreendedores durante o programa de incubação auxiliando-os no entendimento e na elaboração das entregas.

Os incubados deverão entregar as atividades propostas mensalmente e ao final do processo de incubação, o empreendimento proposto, que serão apresentados a uma banca avaliadora composta pelo Comitê de Incubação Tecnológica da ITUFABC.

Esperamos como resultado de nosso programa de incubação não residente que os empreendedores graduados estejam capacitados para estruturar um modelo de negócios de forma independente e autônoma.

O que oferecemos?

  • Capacitações: Com o apoio de nossos parceiros iremos oferecer capacitações aos incubados nas disciplinas necessárias para o desenvolvimento do modelo de negócio e da elaboração do plano de negócio;
  • Mentorias: Nosso time de mentores possui experiência diversificada nos mais diversos setores e eles irão auxiliar os incubados nas diferentes etapas do desenvolvimento de seus negócios;
  • Oficinas: Antes de cada entrega, buscando ajudar os empreendedores incubados com questões específicas que não puderam ser solucionadas nas mentorias, serão oferecidas oficinas para trabalhar especificamente estas questões;
  • Espaço de trabalho compartilhado para desenvolvimento de atividades administrativas;
  • Assessoria da equipe da Incubadora: A equipe da Incubadora estará à disposição para tirar dúvidas técnicas do incubados, assim como acompanhar a realização e a direção das mentorias;
  • Atendimento em Propriedade Intelectual: A Divisão de Propriedade Intelectual da InovaUFABC, mediante agendamento, oferecerá atendimento aos empreendedores incubados para orientar e auxiliar os membros da comunidade acadêmica nas questões relativas às formas de proteção nos sistemas de Marcas, Patentes, Registros de Software, Desenhos Industriais e utilização de Sistemas de Informação Tecnológica para subsidiar pesquisas e projetos.

 


 

 

Registrado em: Incubadora
Fim do conteúdo da página