Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Entrevista: Docentes abordam novo ciclo da IT UFABC
Início do conteúdo da página

Entrevista: Docentes abordam novo ciclo da IT UFABC

Publicado: Terça, 12 Março 2019 10:31

O novo ciclo da incubadora terá o apoio de Alberto Suen e Anne Chinellato. Ambos ocupam postos na Agência de Inovação e estarão envolvidos no fomento ao empreendedorismo nessa nova fase da IT UFABC.

Na entrevista a seguir, eles explicam suas funções no projeto, avaliam o papel da agência para desenvolver o empreendedorismo e a inovação e discorrem sobre as temáticas que movimentam a INOVA.

 

 

Alberto Suen

 

Qual o objetivo da Inova com o lançamento da Incubadora?

 

AS - A Agencia de Inovação da UFABC (Inova) atua como um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), conforme a norma do Art. 16 da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004.

 

Assim, entre as suas ações ressalta-se o desenvolvimento de ações de fomento ao empreendedorismo e a inovação na universidade, sendo responsável por gerir a política de inovação tecnológica e de proteção e transferência do conhecimento gerado nos seus laboratórios de pesquisa.

 

No intuito de complementar a sua estratégica de apoio ao empreendedorismo e à inovação, tanto no seu meio acadêmico quanto na região do Grande ABC, a Divisão de Incubadoras e Parques Tecnológicos (DIP) foi criada para promover, gerir e apoiar atividades relacionadas com a incubação de empresas na UFABC, assim como para gerir e apoiar atividades relacionadas com parques tecnológicos e centros de inovação na UFABC e em interface com atores externos de acordo com a política e diretrizes para tal fim. (Regulamento Interno da InovaUFABC, art 18, II, III).

 

A criação da Incubadora Tecnológica da UFABC em 2018 busca apoiar empreendedores, micro e pequenas empresas nascentes ou mesmo já em operação, que se caracterizem por propor a oferta de produtos e serviços inovadores, a desenvolverem seus negócios de forma sustentável, tornando-se aptas a atuarem com sucesso nos mercados e na sociedade em que estão inseridas.

 

 

- Qual o público-alvo dessa empreitada? Em que nível de excelência se espera que os projetos saiam daqui?

 

O público-alvo são alunos, estudantes universitários e também do ensino médio, pesquisadores, pessoas que desejam empreender, micro e pequenas empresas.

 

A incubadora oferece suporte técnico, gerencial e formação complementar aos pequenos empreendedores e facilitam o processo de inovação e o acesso a novas tecnologias.

 

Além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, as empresas incubadas recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto.

 

Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com o acompanhamento de especialistas.

 

Espera-se que os projetos possam se desenvolver bastante durante o processo de incubação até que um Mínimo Produto Viável (MVP) esteja bem amadurecido e testado e a empresa esteja capacitada para continuar crescendo.

 

- De que modo essa iniciativa se enquadra na missão e trabalho da Agência de Inovação?

 

A InovaUFABC foi criada através da Resolução ConsUni nº 46 de 15 de julho de 2010 e era inicialmente chamada de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), tendo sua reestruturação e alteração do nome contempladas pela Resolução ConsUni nº 46 de 15 de julho de 2010, bem como o seu atual Regimento Interno, que atende às exigências previstas na Lei de Inovação (Lei nº. 10.973, de 02 de dezembro de 2004) e seu Decreto regulamentador (Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005), aprovados pela Resolução ConsUni nº 116, de 18 de julho de 2013.

 

Desde sua criação, a Agência de Inovação atua diretamente com as atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na Universidade, expandindo com o passar dos anos o alcance de seus movimentos na UFABC e na sociedade. 

 

A sua Missão é a Busca de desenvolvimento econômico sustentado através da evolução tecnológica e estímulo à postura empreendedora contribuindo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A sua Visão é Liderar as atividades de pesquisa aplicada para o avanço tecnológico do parque produtivo da região do Grande ABC, com projeção nacional e internacional.

 

Os seus Valores são comprometimento; respeito; honestidade; cooperação; excelência.

 

Assim, Agência de Inovação é um órgão da UFABC cuja principal finalidade é gerir a política institucional de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e de empreendedorismo. Para tanto, ela promove:

 

Apoio às ações relacionadas à proteção intelectual do conhecimento e das soluções tecnológicas desenvolvidas pela UFABC.

 

Estímulo tecnológico para intensificação das atividades de P&D, empreendedorismo e inovação, por meio de eventos, palestras, formação continuada.

 

Interação da UFABC com os atores tecnológicos externos, especialmente com o setor produtivo.

 

O lançamento da chamada para os ciclos de incubação no IT UFABC guarda relação com os objetivos da InovaUFABC.

 

-Como você vê a questão do empreendedorismo atualmente tanto no cenário macro como na região do ABC?

 

O crescimento do empreendedorismo tem sido uma característica da economia contemporânea e hoje uma grande parcela dos jovens tem o desejo de criar sua "startup" e empreender, buscando fazer a diferença.

 

 

Na região do ABC não é diferente, e assim está é uma tendência moderna, e sobre tudo em negócios inovadores, a universidade tem muito a contribuir, pois em seus laboratórios são desenvolvidos e aperfeiçoados conhecimento técnico-cientifico que devem resultar em melhores produtos e serviços para a sociedade, o que somente pode ser efetuado por meio de empreendedores.

 

 

Anne Cristine Chinellato

 

Qual o papel que você desempenhará nesse novo ciclo de incubação?

 

    ACC - Na agência de inovação contamos com duas coordenações diretamente relacionadas com o empreendedorismo, o que reforça a importância  deste    tema não somente na agência de inovação como também para a UFABC.

 

   A minha coordenação tem um papel de acolhida aos empreendedores ou aqueles que desejam conhecer ou se iniciar no empreendedorismo. Recebemos   e orientamos estas pessoas de acordo com suas solicitações e normalmente ajudamos a dar, além de orientações técnicas, incentivos diversos para que eles sejam encorajados a enfrentar a estrada empreendedora.

 

   Durante este novo ciclo de incubação, atuarei de maneira bastante próxima ao prof. Alberto Suen dando suporte desde o processo seletivo das empresas incubadas, preparação de material técnico, escolha de tutores e avaliação.

Que avaliação faz do papel que a Incubadora terá no incentivo ao empreendedorismo?

 

 A incubadora tem um papel muito importante por representar a concretização do objetivo principal do empreendedorismo, que é transformar um sonho em realidade.

 

Como você vê o papel da Agência de Inovação no fomento à inovação e empreendedorismo?

 

A agência de inovação tem um papel importantíssimo no fomento ao empreendedorismo por auxiliar tecnicamente empreendedores que já tem alguma ideia de negócio ou vontade de empreender, mas também tem um papel muito importante de incentivo a pesquisadores que possuem muito conhecimento técnico em alguma área específica. Estes muitas vezes chegam ao protótipo de produtos inovadores com forte viés tecnológico mas que não possuem visão de mercado. Neste caso nosso papel é incentivar a inovação tanto pelo viés técnico de abertura de empresas, busca de fomento etc quanto como através do aspecto motivacional.

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página