Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parcerias > Tecnologias > Equipamento de óptica para medidas fotométricas
Início do conteúdo da página

Equipamento de óptica para medidas fotométricas

 

Equipe:                                                                                                            

Profa. Dra. Ana Melva Champi Farfan - Currículo Lattes

Francisco José Fontelles Obelenis 


O problema:  

Não existem disponíveis métodos e equipamentos de baixo custo e de manuseio otimizado que permitam realizar análise preliminar de filmes finos e ultrafinos, é importante catalogar tais filmes antes da aplicação porque podem apresentar propriedades químicas, elétricas e magnéticas distintas.

A solução:  

A presente invenção trata de um equipamento óptico criado para caracterizar filmes finos e ultrafinos depositados sobre substratos e para realizar um mapeamento fotométrico em amostras de filmes finos e biológicas quanto à sua densidade e espessura. O método e o equipamento podem resolver, por exemplo, problemas de análise preliminar rápida de filmes ultrafinos de grafeno (cuja espessura está na ordem de Å) quantizando o numero de monocamadas e fazendo um mapeamento geral da amostra. Essa técnica é rápida e simples (de fácil interpretação de resultados), além de apresentar baixo custo. Quando conhecidas as propriedades óticas do substrato e definidos os filtros da resolução espectral, são garantidos excelentes resultados.

O mercado:  

Pode ser aplicado em qualquer indústria que trabalhe com filmes finos e/ou de amostras biológicas, por exemplo, indústrias de fabricação de equipamentos ópticos. Também pode ser utilizado em laboratórios científicos nas áreas de Física e Química e de aná- lise composicional e forense.


Palavra do Pesquisador

 

 

 

 

Registrado em: Tecnologias
Fim do conteúdo da página